Castelo de Vide com mercado medieval a partir de hoje

MedievalCasteloVide2016O Mercado Medieval de Castelo de Vide realiza-se a partir de hoje, dia 1 e até 4 de setembro numa organização da câmara municipal de Castelo de Vide. A iniciativa proporciona momentos de festim e alegria e o coração da vila recria, por estes dias, um ambiente que convida todos a entrarem no espírito da fantasia e da história.

O certame apresenta algumas novidades: este ano o dragão cuspirá fogo pelas Terras de Vide, mas também os Ofícios de Ferreiro e Caligrafia enriquecem o mercado com oficinas de trabalho ao vivo.

Os convidados, mouros e cristãos do reino, filhos de muitas raças e credos, irão festejar com as gentis damas e nobres cavaleiros das Terras de Vide estes dias únicos no ano, em jeito de homenagem a todos aqueles que no passado construíram casas, muralhas, castelo e tradições dando nome e identidade a Castelo de Vide.

A abertura do mercado e das tavernas com comes e bebes acontece hoje, dia 1, pelas 18 horas, a partir das 19 horas o Grupo Espalharte dá início oficial aos festejos com Leitura da Carta da Feira e há animação de rua com rufares de tambores e ecos de gaitas. Segue-se pelas 19.45 horas o cortejo com formosas damas e mui nobres cavaleiros das Terras de Vide, pelas 21 horas decorre o esconjuro: ritual de evocação de espíritos etílicos junto às tavernas, pelas 21.30 horas há aparição do dragão de fogo, pelas 22 horas, danças e bailias com véus moçárabes pelas Bellydancers ao som de Pifaradas e pelas 22.30 horas há festim com músicas e ritmos da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas.