Tempo quente traz recomendações da ARS Alentejo

ARSAlentejoDurante os próximos dias, o Alentejo vai ser alvo de temperaturas máximas e indíces ultravioleta elevados. Como consequência, a Administração Regional da Saúde do Alentejo (ARS Alentejo) recomenda algumas medidadas de proteção, em especial aos grupos populacionais mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas portadoras de patologias crónicas e trabalhadores que exerçam actividades ao ar livre.

Para prevenção e proteção, a ARS Alentejo recomenda a ingestão de água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar; a moderação na exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas e a utlização de roupa larga, fresca e leve, em conjunto com óculos com proteção e chapéu com abas largas.

Além destas precauções, refere-se também a importância da aplicação de protetor solar com fator igual ou superior a 30; de evitar a exposição direta ao sol de crianças com menos de 3 anos e que se reforce a vigilância a idosos e doentes crónicos que vivam sozinhos.

Aos portadores de doenças crónicas,a ARS Alentejo recomenda que sigam os conselhos dos seus médicos assistentes para períodos de calor intenso, aconselhando também a que moderem as actividades ao ar livre que exijam esforços físicos.

Quanto aos trabalhadores que exercem actividades ao ar livre, aconselha-se a utilização de vestuário adequado e que façam uma boa hidratação.

Em caso de necessidade ligue: Saúde 24 – 808 24 24 24 e em caso de emergência ligue 112.