A primeira fase de abertura aos visitantes do Património Religioso da Vila de Marvão: Convento de Nossa Senhora da Estrela e Igreja de São Tiago já está a decorrer.
Este novo projeto designado por Igrejas Abertas Marvão, é considerado como um excelente exemplo de cooperação, determinação e potencialização dos recursos do território.
O Centro Cultural de Marvão, a Maruam Associações de Jovens, a Santa Casa da Misericórdia de Marvão, a Paróquia de Santa Maria e o Instituto Português da Juventude iniciaram uma parceria conjunta que permite dar a conhecer o Património Religioso do concelho a todos os visitantes, com um modelo de gestão adequado às necessidades da vila.
O projeto, gerido por Úria Sabino e Frederico Andrade, inclui informação histórica das Igrejas em português e inglês, comunicação adequada nos espaços públicos, entrada gratuita e disponibilização de informação adequada ao visitante, horário alargado e disponibilização de artigos de culto.
Este projeto foi apresentado ainda durante a gestão do Castelo de Marvão como um projeto importante para a qualificação da oferta turística, que envolve o Centro Cultural, Santa Casa da Misericórdia de Marvão, Paróquia, a Maruam, e o IPDJ, sendo os conteúdos da responsabilidade de Domingos Bucho.