A água é um recurso cada vez mais escasso, devido às alterações climáticas. É importante, por isso, levar a cabo alguns gestos simples, no sentido de a poupar, referiu Nuno Sequeira (na foto), presidente da delegação de Portalegre da Quercus, na edição desta semana do programa Ambiente em FM.
Caso se detete uma rutura na canalização é importante proceder de imediato ao seu arranjo, porque é um gasto muito grande de água, lembra o ambientalista. Quando lavamos a loiça é importante limpar, retirando os restos de comida, para não sobrecarregarmos a lavagem, seja manual ou na máquina, acrescenta.
Reduzir o tempo do duche pode também ajudar a poupar água: estima-se que reduzindo o tempo do duche para cinco, seis minutos, se pode poupar cerca de 40 mil litros de água por ano, numa casa, com quatro pessoas. Fechar sempre a torneira, quando lavamos os dentes ou estamos a ensaboar e usar água do duche para descarregar o autoclismo são mais algumas das medidas simples a usar, para poupar este recurso.