Quercus alerta para cuidados a ter com a poupança de água

NunoSequeira“A água é um recurso cada vez mais escasso, devido às alterações climáticas. É importante, por isso, levar a cabo alguns gestos simples, no sentido de a poupar”, referiu Nuno Sequeira (na foto), presidente da delegação de Portalegre da Quercus, na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”.

Ouvir aqui “Ambiente em FM”

“Caso se detete uma rutura na canalização é importante proceder de imediato ao seu arranjo, porque é um gasto muito grande de água”, lembra o ambientalista. “Quando lavamos a loiça é importante limpar, retirando os restos de comida, para não sobrecarregarmos a lavagem, seja manual ou na máquina”, acrescenta.

Reduzir o tempo do duche pode também ajudar a poupar água: “estima-se que reduzindo o tempo do duche para cinco, seis minutos, se pode poupar cerca de 40 mil litros de água por ano, numa casa, com quatro pessoas”. “Fechar sempre a torneira, quando lavamos os dentes ou estamos a ensaboar e usar água do duche para descarregar o autoclismo” são mais algumas das medidas simples a usar, para poupar este recurso.

Pagar menos 500 euros por ano no supermercado com o estudo anual da DECO

estudodeco500eurosMais de 46 mil preços analisados, quase cinco centenas de lojas visitadas, incluindo cinco supermercados online, pesquisas em todos os distritos, incluindo Açores e Madeira, para disponibilizar aos consumidores portugueses o maior estudo realizado pela Associação de Defesa dos Consumidores. Na edição de 2016 do seu estudo sobre os preços dos supermercados, a DECO mostra como é possível poupar mais de 500 euros num só ano. Não há segredos: comparar, comparar, comparar…

Basta que os consumidores se desloquem algumas centenas de metros, por vezes na mesma rua, para conseguir poupanças imediatas que representarão algumas centenas de euros em carteira ao longo do ano. Podem descobrir o estabelecimento mais barato perto de si, utilizando o comparador de preços disponível em www.deco.proteste.pt.

Os resultados apresentados assentam numa pesquisa dividida em dois cabazes – “Marcas” e “MIX”.
No primeiro cabaz, a DECO incluiu 92 produtos das marcas mais vendidas em Portugal, representando o consumo médio das famílias portuguesas.
O Cabaz “MIX” é composto pelos mesmos 92 produtos, mas alguns foram substituídos por alternativas mais baratas, simulando o perfil da família que dá prioridade à poupança.

Na publicação do estudo, a DECO indica onde moram os melhores preços da proximidade e divulga, ainda, os estabelecimentos que não permitiram a recolha de preços, fugindo, assim, à comparação e ao esclarecimento dos consumidores que fazem as suas compras nas respetivas regiões.

Consulte os resultados no artigo que será publicado na edição de julho da PROTESTE e que lhe enviamos em anexo, e verifique também qual o supermercado mais barato da sua zona utilizando o nosso comparador em: http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/supermercados/simule-e-poupe/supermercados-qual-o-mais-barato

Guardia Civil de Badajoz investiga proveniência do montante superior a um milhão de euros

GuardiaCivilA Guardia Civil de Badajoz está a investigar a proveniência do montante superior a um milhão de euros que foi encontrado no interior de um automóvel de matrícula portuguesa intercetado, na passada terça-feira, dia 28, na fronteira do Caia.

Na madrugada de terça-feira, a Patrulha Fiscal e de Fronteira da Guardia Civil de Badajoz, numa operação de fiscalização de veículos no Caia, na autoestrada que faz ligação à Autoestrada 6 (A6), intercetou um automóvel, de matrícula portuguesa, com dois ocupantes portugueses, que foram identificados.

Os agentes realizaram uma inspeção ao veículo e, no interior do porta-bagagens, encontraram 1.027.350 euros, acondicionados em duas malas, sem a necessária declaração de saída de capitais.

Um dos portugueses, de Lisboa, assumiu ser proprietário do dinheiro.

Segundo a fonte da força policial, os dois homens seguiram viagem e o dinheiro foi depositado na agência de Badajoz do Banco de Espanha.

Com as investigações agora em curso, a Guardia Civil vai procurar apurar se o dinheiro é fruto de atividades lícitas ou ilícitas.

A Guardia Civil refere que os fatos constituem uma infração à Lei 10/2010, de 28 de abril, que respeita ao Regime Jurídico dos Movimentos de Capitais e das Transações Económicas com o Exterior e Prevenção do Branqueamento de Capitais.

Ao abrigo desta lei, o proprietário do dinheiro “terá de atestar a legal proveniência do mesmo, não obstante “o expediente sancionador aberto”.

Jovem elvense violada pelo padrasto

ViolacaoUma jovem elvense, de 15 anos de idade com défice cognitivo acentuado, foi alegadamente violada pelo padrasto, de 57 anos, que foi detido pela Polícia Judiciária, em Elvas, no final da semana passada.

A investigação apurou que os factos se iniciaram há cerca de mês e meio, sucedendo quase diariamente até à atualidade, estando o homem indiciado pela prática de inúmeros crimes de violação agravada.

Os abusos ocorriam sempre no interior da residência de família, em Elvas, sendo que o agressor obrigava a menor à prática de atos sexuais, recorrendo a ameaças e, por vezes, a agressões físicas.

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações no posto policial da área de residência e proibição de contactos com a vítima.

 

À Conversa Com Luís Penetra

LuisPenetra2016

A 1ª edição do Menha Summer Fest realiza-se em Juromenha, no concelho de Alandroal, nos dias 8, 9 e 10 de julho.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Luís Penetra, (na foto), da organização, refere, “esta é a primeira edição do festival Menha Summer Fest, os visitantes podem contar com animação musical variada, aulas de zumba, entre outras atividades, as expectativas de todos são altas e já temos um bom número de pulseiras vendidas até ao momento. Este festival situa-se no interior mas vamos tentar fazer com que este evento continue no próximo ano e pretendemos inovar em várias vertentes”. 

Concertos, sunset party, dj´s, aulas de zumba e transmissão da final do europeu de futebol são algumas das atrações desta primeira edição do Menha Summer Fest que se realiza de 8 a 10 de julho em Juromenha.

Auxitecla abre portas na cidade de Elvas

AuxiteclaA loja Auxitecla Informática Lda, abriu recentemente, na Rua da Carreira, junto à Rádio Elvas.

Informática de comércio de software e hardware, reparação, manutenção de computadores, portáteis, tablets, comércio online e criação de Web Sites são alguns dos serviços que pode encontrar neste novo espaço.

Alexandre Restolho, gerente da Auxitecla, revela, “ temos um serviço de qualidade, humildade, bons profissionais, simpatia e podem encontrar neste espaço todo o tipo de serviços informáticos, reparação de computadores, computadores portáteis e fixos, soluções para restauração, software de gestão comercial e operadores móveis”.

A equipa da Auxitecla preparou algumas promoções de abertura da loja. Alexandre Restolho afirma, “ temos três campanhas de abertura, qualquer pessoa que se registe como nosso cliente tem direito a 15 euros de desconto em qualquer serviço da área técnica de informática e as outras campanhas estão relacionadas com os operdores”.

Auxitecla informática Lda situa-se na Rua da Carreira, na cidade de Elvas.

Arronches conta com aldeia columbófila

FermelindaCarvalho2016RCMArronches já conta com a primeira aldeia columbófila do distrito.

Fermelinda Carvalho, presidente da câmara municipal, refere, “construímos o espaço da Aldeia Columbófila que foi cedido à associação columbófila da vila. É uma infra-estrutura única no distrito e que a associação já precisava para instalar os seus pombais”.

A Aldeia Columbófila fica situada no lugar dos Coutos de S.Brás e resulta de um investimento de cerca de 40 mil euros.

Festival Medieval de Elvas com balanço positivo

MedievalBalanco2016O Festival Medieval animou, nos últimos quatro dias, a cidade de Elvas.
A 10ª edição do certame chegou ontem, dia 3, ao fim no Centro Histórico da cidade.

Nuno Mocinha, presidente da câmara municipal de Elvas refere,” a 10ª edição do Festival Medieval de Elvas não nos deixou ficar mal, é mais um sucesso, e agrada-me muito ver a Praça da República e ver todas as artérias, inclusive aquelas que não estão inseridas no festival, repletas de pessoas. Promover a nossa cidade e o nosso concelho e sobretudo a atividade económica do nosso concelho são os principais objetivos de mais um festival que na minha opinião é uma aposta ganha. Ao fim de dez edições, afirmo que este é um festival maduro e estruturado e uma marca que vende por si só”.

Tiago Abreu, vereador na câmara municipal de Elvas declara, “este festival é uma ótima maneira de animar o centro histórico da cidade, esta edição do festival medieval de Elvas é um sucesso que está a afirmar-se como festival medieval na região e na vizinha estremadura, gosto muito deste festival e enquanto vereador aprovarei sempre este festival”.

O Festival Medieval de Elvas foi organizado pela Câmara Municipal de Elvas e decorreu entre os dias 30 de junho e 3 de julho.

Centro Comercial vai nascer em Elvas

RuaAlcamimElvasA Câmara Municipal de Elvas pretende dinamizar o comércio tradicional da cidade, para potenciar a economia e a cultura.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, refere que pretende que Elvas tenha um centro comercial aberto para atrair mais turistas e visitantes à cidade: “temos um conceito diferente: não queremos fazer um centro comercial tradicional, tipo um Colombo ou um El Faro, nós queremos um centro comercial aberto e aproveitar o nosso centro histórico para fazer esse centro comercial”.

“Os centros comerciais modernos não se limitam a ter lojas, têm que ter serviços associados a quem nos visita. Mas isto mexe com toda uma comunidade e interage com um conjunto de identidades muito vasto. Se calhar poucos se têm apercebido mas existem quatro ou cinco edifícios no centro histórico que já estão comprados para serem recuperados e serem reutilizados como unidades hoteleiras. Já existem também algumas intenções de investimento, que vão no caminho da modernização do nosso comércio”, revela.

Com vista a este projeto, Elvas vai apostar na acessibilidade ao centro histórico através de um autocarro que leva os visitantes até à parada do castelo: “a estratégia da câmara de Elvas é levar os turistas até ao ponto mais alto da cidade. O autocarro não fica lá estacionado, as pessoas ficam lá, têm um posto de atendimento ao turista (que já está o projeto aprovado) e depois são acompanhadas, em vez de virem sozinhas, nós colocamos à disposição guias para que possam visitar os vários roteiros da cidade e ao mesmo tempo passem pela zona comercial da cidade”.

“Elvas não pode ser só um cartão-de-visita em que tiramos uma fotografia e vamos para casa. Temos que conseguir ter uma estratégia que economicamente ou financeiramente o próprio turismo e a própria cultura se vá autossustentando”, declara o autarca.

“Nós temos um plano para dinamizar o centro histórico e não passa só por ter lá os comerciantes, passa por termos lá também residências de artistas, mas numa lógica diferente: os ateliês vão ser nas lojas que atualmente estão fechadas no centro histórico”, revela.

Nuno Mocinha falou acerca destes projetos durante as Conferências Internacionais de Elvas, que decorreram no Forte da Graça, sob o tema da sustentabilidade e turismo.

Notícias da manhã de segunda-feira dia 4

noticias_RCMNotícias da manhã de segunda-feira, dia 4 de julho, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro.

Ouvir aqui notícias da manhã na RCM

Temas em destaque:

– Rixa provoca um ferido grave em Campo Maior;

– Piscinas Municipais de Campo Maior abertas ao público até 2 de setembro;

– Degolados celebra Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça, de 29 a 31 de julho;

– Chegou ontem ao fim a 10ª edição do Festival Medieval de Elvas;

– Região Alentejo cresce cerca de 20%;

– e Guardia Civil investiga origem de milhão encontrado em carro português.