Quercus alerta para cuidados a ter com a poupança de água

NunoSequeira“A água é um recurso cada vez mais escasso, devido às alterações climáticas. É importante, por isso, levar a cabo alguns gestos simples, no sentido de a poupar”, referiu Nuno Sequeira (na foto), presidente da delegação de Portalegre da Quercus, na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”.

Ouvir aqui “Ambiente em FM”

“Caso se detete uma rutura na canalização é importante proceder de imediato ao seu arranjo, porque é um gasto muito grande de água”, lembra o ambientalista. “Quando lavamos a loiça é importante limpar, retirando os restos de comida, para não sobrecarregarmos a lavagem, seja manual ou na máquina”, acrescenta.

Reduzir o tempo do duche pode também ajudar a poupar água: “estima-se que reduzindo o tempo do duche para cinco, seis minutos, se pode poupar cerca de 40 mil litros de água por ano, numa casa, com quatro pessoas”. “Fechar sempre a torneira, quando lavamos os dentes ou estamos a ensaboar e usar água do duche para descarregar o autoclismo” são mais algumas das medidas simples a usar, para poupar este recurso.