60% dos idosos habitam sozinhos segundo censos da GNR

OperacaoCensosSeniorOs “Censos Sénior 2016” foram realizados pela Guarda Nacional Republicana (GNR) no passado mês de abril. Esta foi a sexta edição, sendo realizada desde 2011

O capitão Ricardo Silva, da GNR, revela que o objetivo desta ação é “de sinalizar a população idosa que vive sozinha ou isolada e reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes. Nesta última operação verificamos que cerca de 60% dos idosos habitam sozinhos, portanto é um dado ainda elevado mas que tem vindo a ser confirmado ano após anos, porque os idosos que identificamos são aqueles que consideramos em situações vulneráveis”.

O distrito de Portalegre registou um pequeno aumento quanto ao número de idosos, o capitão da GNR justifica: “aquilo que vamos constatando é que ano após ano vão sendo identificados novos casos, não só por não terem sido identificados anteriormente mas também fruto da idade e do passar do tempo acabam por ir surgindo novos casos e a tendência natural é que sejam mais”.

O distrito de Évora registou um decréscimo de 2015 para 2016, sendo que no ano passado foram sinalizados 2853 idosos e este ano 2837. “A tendência será o aumento. Sempre que há decréscimo tem a ver com situações demográficas. A conclusão que podemos tirar é que esta base de dados está praticamente finalizada porque decresceu”, refere.

A GNR continua, ao longo ano, a acompanhar os idosos e pessoas portadoras de deficiência sinalizados, realizando visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer uma avaliação da sua segurança.