Hoje assinala-se o Dia Mundial da Atividade Física

Atividade-fisica2016O Dia Mundial da Atividade Física celebra-se hoje, dia 6 de abril.

Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.

A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, evita o excesso de peso e a obesidade, previne o aparecimento de doenças, reduz a tensão arterial, melhoria a auto-estima, reduz o stress e contribui para a concentração, para o bem-estar físico e psicológico.

O professor de Educação Física Jorge Brito declarou, “é um dia muito importante, é mais um motivo para alertar as pessoas para a prática de atividade física, de prevenção de todos os tipos de doenças. Embora hoje em dia muita gente pratique desporto, as pessoas não estão tão sensibilzadas como seria o ideal mas penso que estamos no bom caminho para que as pessoas pratiquem o desporto”.

Para Jorge Brito os elvenses já aderiram à prática de atividade física, “nos úlimos anos foram criadas condições na cidade de Elvas e os elvenses estão a entrar num ritmo de prática desportiva como noutras cidades do país. Caminhadas, corrida, ciclismo e ginásio são as modalidades preferidas pelos elvenses”.

A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.