Hoje assinala-se o Dia do Consumidor

deco

Hoje comemora-se o Dia do Consumidor. Esta data foi instituída por John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos da América, a 15 de março de 1962.

A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, faz 40 anos de existência e continua a dar continuidade ao trabalho de defesa dos direitos e interesses dos consumidores, contribuindo para resolver os seus problemas e ajudá-los a exercer os seus direitos fundamentais.

Helena Guerra, responsável pelo Gabinete Novas Iniciativas, da delegação de Évora, declarou que, “o Dia do Consumidor é uma data significativa para esta associação. Queremos estar atentos, cada vez mais, aos direitos dos consumidores porque no último ano, a DECO recebeu quase 700 mil consumidores, mais 24% do que no ano anterior”.

Helena Guerra referiu que, “Em 2015, cerca de 100 mil reclamações referem-se aos processos de cauções de energia e água, 50 mil consumidores solicitaram o apoio da DECO no âmbito do setor das telecomunicações e surgiram também milhares de reclamações no setor das vendas, sendo que as vendas porta a porta e pela internet foram as que mais reclamações motivaram.”

Para assinar esta data, a DECO e a Câmara Municipal de Évora organizam um Dia Aberto ao Consumidor, possibilitando informação gratuita na resolução de litígios de consumo, nas  áreas: seguros compra e venda, telecomunicações, banca; turismo, energia, água, saúde, educação e sobre-endividamento.