Jazz Fest de regresso a Portalegre

JazzFest11Marcot2016O 13º Festival Internacional de Jazz de Portalegre (Portalegre JazzFest), tem início esta sexta-feira, dia 11, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), prosseguindo amanhã, sábado, dia 12, e nos dias 18 e 19.

O evento mantém o formato do ano passado e destaca, na edição deste ano, as atuações de Carlos Martins Quarteto, constituído por quatro músicos: Carlos Martins, no saxofone, Mário Delgado, na guitarra, Carlos Barretto, no contrabaixo e Alexandre Frazão, na bateria, que virão apresentar o disco sucessor de “Absence”.

O destaque do segundo fim-de-semana, a 18 de março, vai para o Eric Revis Trio, a formação liderada por este contrabaixista americano de estilo único, que consegue ser tão melódico quanto percussivo, e que incluí ainda Kris Davis, no piano e John Betsch, na bateria.

Ainda no Grande Auditório, a 11 de março, atua o duo norueguês constituído por Mari Kvien Brunvoll, na voz, efeitos, loops, kazoo, kalimba, saltério, percussão, roll up piano e caixa de ritmos, e Stein Urheim, na voz, guitarras, baixo, flauta, bouzouki, tamboura, percussão, efeitos e loops.

Para terminar, a 19 de março, os também noruegueses Crome Hill, constituídos por Asbjorn Lerheim, na guitarra, Atle Nymo, no saxofone, Roger Arntzen, no baixo elétrico e Thorstein Lofthus, na bateria, encerram o ciclo de concertos no Grande Auditório.

Como é habitual no Jazzfest, o espaço do café-concerto, depois dos concertos do Grande Auditório, será nos dois fins-de-semana preenchido por projetos “frescos” do panorama português: a 11 e 12 de março, atua o trio constituído por Miguel Mira, no violoncelo, Pedro Sousa, no saxofone e Afonso Simões, na bateria.

No fim-de-semana de 18 e 19 de março, o café-concerto recebe os Slow is Possible, constituídos por André Pontífice, no violoncelo, Bruno Figueira, no saxofone, Duarte Fonseca, na bateria, João Clemente, na guitarra, Nuno Santos Dias, no piano, Patrick Ferreira, no clarinete e Ricardo Sousa, no contrabaixo.

Nesta 13ª edição, irá manter-se a parceria entre o CAEP e a editora Clean Feed, através da habitual oferta de CD’s na compra de entradas para o festival (1 CD por cada bilhete para o Grande Auditório e 4 CD’s pelo Passe para os 4 dias), sempre com o intuito de promover, divulgar e conquistar novos públicos.

Para além desta parceria, irão manter-se as tradicionais Feiras do Disco (responsabilidade da Clean Feed) e a Mostra de Vinhos e Produtos regionais, no Foyer do CAEP.