UE investe mil milhões em Cooperação Transfronteiriça

CooperacaoTranfronteiricaA União Europeia (EU) vai investir mil milhões de euros nas regiões ao longo das suas fronteiras externas, através dos Programas de Cooperação Transfronteiriça, como o POCTEP – Espanha-Portugal e o ENPI CBCMED – Bacia do Mediterrâneo, visando apoiar o desenvolvimento económico e social das regiões de ambos os lados das suas fronteiras externas.

Integrados na política de vizinhança da União Europeia (UE), estes Programas de Cooperação Transfronteiriça (POCTEP – Espanha-Portugal e o ENPI CBCMED – Bacia do Mediterrâneo), financiados pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do IEV – Instrumento Europeu de Vizinhança, vão dar prioridade a projetos que apoiem o desenvolvimento sustentável ao longo das fronteiras externas da UE. Pretende-se assim reduzir as discrepâncias entre padrões de vida e dar resposta aos desafios comuns dos dois lados dessas fronteiras.

O novo pacote vai financiar projetos em 30 países: Portugal, Bulgária, Chipre, Eslováquia, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Roménia, Suécia Arménia, Geórgia, República da Moldávia, Bielorrússia, Ucrânia, Rússia, Egito, Israel, Jordânia, Líbano, Palestina, Tunísia, Noruega e Turquia.

Para cada um dos Programas, os países participantes devem selecionar um máximo de quatro prioridades, entre elas: o desenvolvimento das PME; a cultura; o ambiente e as alterações climáticas; a luta contra a pobreza; a educação e a investigação; a energia e a acessibilidade e a gestão das fronteiras.

Os convites à apresentação de propostas deverão ser lançados ainda no decorrer de 2016 ou no início de 2017.