GNR de Elvas entrega cadeiras de rodas a instituições

CAdeira_Rodas_GNRO comando territorial de Elvas da Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com a empresa Valnor, entregou hoje quatro cadeiras de rodas a algumas instituições do concelho.

O coronel Joaquim Nunes, comandante do Comando Territorial de Portalegre da GNR, considera que estas iniciativas “acentuam a proximidade entre a força de segurança e a população. É já a segunda vez este ano que desenvolvemos estas ações e torna-se muito exigente fazer este trabalho mas dado o espaço que temos aqui em Elvas é mais fácil fazer esta recolha”.

“Para recebermos este equipamento recolhemos cerca de três toneladas de tampas de plástico. A GNR desenvolve a ação e as pessoas fazem a entrega aqui no posto”, referiu o capitão Cláudio Godinho, comandante do posto territorial de Elvas da GNR.

O comandante reforça a ideia de que “qualquer pessoa pode contribuir com a entrega de tampas de plástico e portanto deixo aqui o apelo para que continuem com este gesto”.

Apesar de, nesta cerimónia, terem sido entregues cadeiras de rodas, é possível solicitar outros equipamentos como é o caso de “camas articuladas, talheres apropriados a pessoas com necessidades especiais, entre outros”, como no referiu Sandra Pedrogam, da Valnor.

“Para que as pessoas possam aderir a esta campanha é necessário ser feito um contacto junto da empresa, apresentar o produto pretendido e depois de conseguirem recolher o número de tampas necessário é feita a entrega do equipamento numa cerimónia deste género”, sublinhou. “A Valnor sentiu necessidade de fazer uma pausa nestas campanhas devido ao elevado número de tampas entregues. No entanto, a iniciativa foi retomada e as pessoas já podem apresentar os seus pedidos”.

As cadeiras de rodas forma entregues ao Lar Júlio Alcântara Botelho, ao Lar de Santa Eulália, ao Clube dos Diabéticos de Elvas e a um particular.

David Rosa, presidente do Clube dos Diabéticos, refere que este equipamento “costuma ser muito solicitado pelos sócios. Nós temos 975 sócios, 183 dos quais com mais de 80 anos o que faz com que muita gente precise de uma cadeira de rodas”.

Para João Barradas, em representação do Lar Júlio Alcântara Botelho, esta entrega “representa um carinho e um apoio à instituição o que nos permite melhorar os cuidados e o alojamento dos nossos utentes”.

Cristina Duarte, presidente da Comissão de Melhoramentos do concelho de Elvas, garante que “todas as ajudas são bem-vindas porque nunca é demais nós recebermos apoios seja em que área for”.

Na cerimónia marcou também presença Nuno Mocinha, presidente da câmara municipal de Elvas, que deixou “o apelo aos ouvintes para continuem a contribuir para a causa”.

A entrega decorreu no Posto Territorial de Elvas da Guarda Nacional Republicana (GNR).