Campo Maior recebeu sessão de esclarecimento sobre antibióticos

SessaoAntibioticosCM24Nov2015A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) promoveu esta tarde no Centro Cultural de Campo Maior uma sessão de sensibilização junto da população para despertar para a utilização inadequada e excessiva de antibióticos.

A sessão foi desenvolvida por Margarida Silva e Rui Farinha, médica e enfermeiro, respetivamente, do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos da ULSNA.

Margarida Silva diz que há que ter em conta que “os antibióticos só são eficazes apenas em infeções por bactérias e grande parte das infeções são por vírus, têm alguns efeitos secundários (…) mas além de mais, quando mal utilizados dão origem a que as bactérias se resistem, que se tornem resistentes aos antibióticos”.

A médica alerta também para o facto de se poder voltar a uma “era pré-antibiótica” e revela os principais problemas que levam a estas consequências.

“Há uma excessiva toma de antibióticos e há uma incorreta toma dos antibióticos. Muitas vezes não tem só a ver com o tomar me excesso mas com o tomar mal, portanto, quando há uma dose que é para ser administrada, por exemplo, de oito em oito horas, tem de ser tomada de oito em oito horas (…) porque o que acontece é que as bactérias não são mortas e então o que vai acontecer é que elas se tornam resistentes.”

As sessões de informação estão a ser realizadas acerca de um mês em alguns concelhos do distrito de Portalegre, e Rui Farinha revela que “a ideia era abrir isto à população em geral” e que têm conseguido passar a palavra.