Arte Chocalheira candidata a Património da Humanidade

ChocalhosO pedido de inscrição da candidatura portuguesa do fabrico de chocalhos a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO vai ser apreciado e votado pela UNESCO na 10ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, marcada para a Namíbia, a 1 de Dezembro.

Portugal candidatou este ano à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) a inscrição do fabrico de chocalhos como Património Cultural Imaterial da Humanidade com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

Ceia da Silva revela que “o parecer técnico considera a candidatura exemplar mas vamos ter muita serenidade e muita calma porque óbviamente há uma comissão intergovernamentel que avalia e vota”.

O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo espera “uma boa notícia. Caso se concretize, o Alentejo será a região do país com mais bens reconhecidos pela UNESCO”.

Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, recorda que a identidade é decisiva na escolha de destinos turísticos.

Para Bengalinha Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, se a candidatura receber um parecer positivo, dia 1 de Dezembro será um dia importante para o concelho.

O autarca diz ainda que “esta será uma distinção importante para o desenvolvimento da arte chocalheira e do concelho”.

“Se tudo correr bem, a região receberá mais um selo”, numa região com diversos galardões da Unesco.

À semelhança do cante alentejano, no ano passado, que acabou por ser inscrito como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a candidatura da arte chocalheira já obteve parecer positivo e foi considerada exemplar pela comissão de especialistas da UNESCO.

Se tal acontecer, o Alentejo pode ganhar em dois anos seguidos, dois galardões de reconhecimento universal.