Portalegre: Serviço de cirurgia inaugurado hoje por Paulo Macedo

InauguracaoCirurgiaPTGAgosto2015_1O Serviço de Cirurgia do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, foi inaugurado esta tarde, depois de ter sido alvo de obras para reorganização dos meios, aumento de produção cirúrgica em ambulatório, aumento da capacidade de resposta à lista de espera para cirurgia, aumento do nível de acessibilidade aos cuidados de saúde e melhoria qualitativa na prestação de cuidados.

Presidiu à inauguração o Ministro da Saúde, Paulo Macedo, Dorinda Calha, diretora do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) e José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, assim como o Comendador Rui Nabeiro.

Segundo Paulo Macedo, “esta unidade foi possível com um conjunto de investimentos durante os últimos três anos significativos que foi a conclusão de toda a parte de internamento relativamente à cirurgia, que permitiu transformar enfermarias de seis quartos sem casa de banho em quartos duplos com casa de banho, para além dos aspetos de conforto e dignidade”.

Estas obras de remodelação significam também uma “redução de infeções e o que significa também um aumento em termos de possibilidade de capacidade de ter mais cirurgias. Por outro lado também tinha já sido remodelada a parte das urgências que permitiu ampliar e torná-las mais funcionais e também a parte das consultas externas”, tudo num investimento total de seis milhões de euros.

Para Dorinda Calha, o serviço de cirurgia “foi totalmente remodelado e equipado com a modernidade que a prestação de serviços de saúde hoje exige, quer em termos de hotelaria quer em termos de equipamentos médicos”.

“A requalificação operada irá permitir o aumento da produção não só em cirurgia do ambulatório como também em cirurgia convencional alargando a capacidade de resposta à lista de inscritos para cirurgia, como também incrementar o nível de acessibilidade aos cuidados de saúde com uma melhoria qualitativa na prestação de cuidados”, ainda segundo a diretora do conselho de administração da ULSNA que garantiu que este novo serviço possibilitará “um aumento de aproximadamente mil intervenções no período de quatro anos”.