Comissão Parlamentar de Saúde visitou Hospital de Santa Luzia

ComissaoParlamentarSaudeemElvas_2A Comissão Parlamentar de Saúde visitou, entre ontem e hoje, dias 29 e 30, alguns centros de saúde e unidades hospitalares do distrito de Portalegre. Nesta terça-feira foi a vez da visita ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Dorinda Calha, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), refere que Elvas vai ser um local de grande investimento da unidade. “Vamos, durante três anos, desenvolver três fases, uma delas é o desenvolvimento do ambulatório e de exames especiais de diagnóstico e terapêutica, com obras de fundo e obtenção de equipamento muito diferenciado que vai ser muito importante. Vamos ter outra fase que é a remodelação do serviço de consultas externas, que neste momento se distribui por três pisos, vamos fazer o alargamento, remodelar as instalações. A última fase será a remodelação do serviço de urgência, para o qual necessitamos também de fazer um avançado, aumentando o seu espaço, as instalações, o respetivo equipamento”, revelou a presidente da ULSNA.

Já para Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, “é importante esta visita”, uma vez que “vem realçar aquilo que é a importância do Hospital de Santa Luzia, que ele tem presente e tem futuro e que se pretende reforçar aquilo que são as suas valências e retirar de uma vez por todas o fantasma do encerramento”.

O deputado eleito do Partido Social Democrata (PSD) pelo distrito de Portalegre, Cristóvão Crespo, também marcou presença nesta visita ao Hospital de Santa Luzia. Recorde-se que o deputado portalegrense votou contra a reclassificação da urgência do Hospital de básica para médico-cirúrgica, quanto à interpretação da sua posição o deputado garante: “a minha posição tem sido mal percebida, não sei se deliberadamente, mas eu não tenho nada contra Elvas, aquilo que eu penso é que devemos dar passos sustentáveis”.

Cristóvão Crespo revelou à nossa reportagem que o que está atualmente a ser feito no Hospital deComissaoParlamentarSaudeemElvas_1 Santa Luzia “é sustentável”, mas “entrar em aventuras que depois se tornam insustentáveis e acabam por destabilizar aquilo que está a ser feito é que é mau”. “Acho que tudo o que possa ser feito e tenha possibilidade de acrescentar valor ao Hospital de Elvas é importante e com certeza que não tenho qualquer oposição, à partida, àquilo que possa ser feito em Elvas, mas neste sentido. Temos de ter a consciência de qual é o principal problema que temos em termos de recursos e o que se tem feito é acrescentar valor à unidade e não dar salto no escuro onde depois vamos cair num abismo”, afirma Cristóvão Crespo.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, na sequência da posição do deputado Cristóvão Crespo, afirma: “O que eu acho lamentável é que quando se trata do reforço de uma valência num Hospital do distrito de Portalegre, seja um deputado que foi eleito pelo distrito de Portalegre, que embora hoje se diga deputado da nação, nunca se deveria esquecer de quem votou nele e deveria defender a reconversão da urgência deste Hospital em médico-cirúrgica, porque ela na prática é uma médico-cirúrgica”.

Maria Antónia Almeida Santos, presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, referiu à nossa reportagem: “No Hospital de Santa Luzia percebemos que há problemas, como nos outros hospitais deste distrito, mas que há uma grande vontade dos profissionais de puderem colmatar as carências”.

Esta visita resultou de uma proposta apresentada pelo Partido Socialista em sede de Comissão Parlamentar de Saúde. Sandra Cardoso, eleita do PS pelo distrito de Portalegre, garantiu que o assunto da reclassificação de urgência básica para médico-cirúrgica do Hospital de Santa Luzia estaria em cima da mesa durante este dia, voltando “a frisar a necessidade de cumprir as recomendações que resultavam desse projeto de resolução”.

Paula Santos, do Partido Comunista Português (PCP), garantiu, no final da visita e reunião, que o partido tem vindo “a acompanhar com grande preocupação o acesso à saúde por parte dos utentes no distrito de Portalegre”, revelando que foram “confrontados com grandes dificuldades, nomeadamente devido às carências de profissionais de saúde”.

A visita culminou com uma reunião entre a comissão parlamentar, a direção da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e o autarca elvense.