Intercâmbio Gímnico Alentejo – Extremadura realizou-se em Cáceres

III_Intercmbio_Gmnico_AlentejoA Universidade de Évora – Departamento de Desporto e Saúde e a Universidad de Extremadura – Facultad de Ciencias del Deporte realizaram conjuntamente uma Ação de Promoção da Eurorregião EUROACE – ALENTEJO–CENTRO–EXTREMADURA denominada de IIIº Intercâmbio Gímnico Alentejo (Évora) – Extremadura (Cáceres) 2015.

A iniciativa realizou-se pela 3ª vez, em Cáceres e consistiu num intercâmbio entre as duas Universidades de Espanha e Portugal, onde foram implicados 160 alunos das 2 Universidades.

Os objetivos propostos foram superados visando em todo o momento o enriquecimento curricular dos alunos do curso de Ciências do Desporto das Universidades, mas principalmente da Universidade de Évora, que no âmbito da disciplina de Desportos Gímnicos tiveram oportunidade de intercambiar experiências dentro das diferentes disciplinas gímnicas, com professores e colegas de outro país, utilizando materiais e metodologias de ensino de excelência, inexistentes no Alentejo.

Este foi um evento de grande importância para a cooperação Universitária transfronteiriça, que ao mesmo tempo promoveu uma maior abrangência nas competências do profissional de Educação Física, com transferência para a sua futura área de ação (Alentejo). O contexto transfronteiriço foi sempre promotor de intercâmbios linguísticos e culturais, uma vez que as aulas foram lecionadas em conjunto (alunos espanhóis e portugueses em simultâneo), e em línguas diferentes (POR e ESP), existindo assim benefícios de aprendizagem mutua.

A visita teve também uma componente cultural pois foi proporcionado aos alunos uma visita ao “Casco” Antigo da Cidade de Cáceres, declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1986, e que possui um dos conjuntos da Idade Média e do Renascimento mais completos do Mundo.

Na lecionação das diferentes disciplinas gímnicas estiveram implicados os seguintes professores: José Parraça , PhD – Universidade de Évora; Francisco León, PhD – Universidad de Extremadura, Jesus Munhoz, PhD – Universidad de Extremadura; Lolo Inión, Lic. – Universidad de Extremadura, Juan Gomes Navarrete, Lic. – Enso Cáceres Training; Raul Delgado, Lic. – La Raro 12.

O IIIº Intercâmbio Gímnico Alentejo (Évora) – Extremadura (Cáceres) 2015 terminou com um workshop de acrobacias aéreas – Circo, da responsabilidade do professor Raúl Delgado, no complexo LA RARO 12, nomeadamente, telas, trapézio, monociclo, malabares, cordas e dança vertical.