Badasom 2015 homenageia mulheres do fado e do flamenco

Badasom_PacoA oitava edição do Festival BADASOM, o festival de Fado e Flamenco de Badajoz, foi hoje apresentado no Museu do Fado em Lisboa.

Este ano, o festival, presta homenagem às mulheres. Assim, entre os dias 9 e 11 de Julho estarão em Badajoz algumas das “mulheres flamencas” mais importantes: a Companhia Flamenca de Sara Baras, Niña Pastori e Celia Romero, que partilharão o palco de Badasom com as atuais vozes que triunfam em Portugal e no mundo: Dulce Pontes, Ana Moura e Cuca Roseta.

Francisco Camps, diretor artrítico do festival, mostrou-se “satisfeito com a apresentação. Já estávamos a trabalhar nesta edição há cerca de um ano e o envolvimento das várias entidades tornou esta apresentação possível”.

“Tanto no flamenco como no fado a fasquia do Badasom é sempre muito alta. O que nos está a acontecer é que todos os grandes nomes, destes géneros musicais, já passaram pelo festival. O que nos vale é que a qualidade destes artistas não diminui e por isso conseguimos continuar a organizar o festival”, garantiu.

No futuro, a organização pretende abrir o festival “a músicas lusófonas e latino-americanas”.

Em 2015, de acordo com Francisco Camps, “30% das vendas on-line foram para Portugal. O público português adere muito a este festival porque se formos ver os relatórios há ainda muita gente que compra os bilhetes no Teatro Lopez de Ayala, em Badajoz”.

Eduardo Junco, embaixador de Espanha em Portugal, considera esta iniciativa “magnifica. Não só foi uma boa ideia tem também uma ótima gestão o que cria laços de união entre as duas populações”.Badasom_Ana_Moura

João Manuel Nabeiro, administrador da empresa Delta Cafés, um dos patrocinadores do festival, referiu que como a empresa “nasceu no célebre triangulo Badajoz, Elvas e Campo Maior é como se estivéssemos na nossa casa”.

“Dentro daquilo que é a responsabilidade social da empresa, respondemos às solicitações desde o primeiro festival  e a nossa presença é uma constante”, garantiu.

Na cerimónia de apresentação esteve também a fadista Ana Moura que se mostrou “feliz a existência de um festival que junta o fado e o flamenco”.

A oitava edição do Festival Badasom decorre entre os dias 9 e 11 de Julho no auditório Ricardo Carapeto, na vizinha cidade de Badajoz.