Romaria da Ventosa (Elvas) no “À Conversa Com”

RubenAmeixa2015A população de São Vicente, no concelho de Elvas, prepara-se para a romaria em honra de Nossa Senhora da Ventosa. A partir de hoje à noite e até domingo, dezenas de famílias e grupos de amigos reúnem-se à volta da capela da Ventosa, para um convívio, que contempla diversas atividades.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Rúben Ameixa (na foto), da Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa (entidade responsável pela organização do evento), lembra em que consiste esta romaria e apresenta as diferentes atividades agendadas na edição de hoje do “À Conversa Com”.

“A Romaria da Ventosa tem o mesmo conceito que a Romaria da Ajuda, em Elvas, ou a Romaria da Lapa, em Barbacena, sendo que se realiza um pouco mais tarde, porque não é na altura da Páscoa, mas é o mesmo: a população dirige-se para o campo e por ali fica acampada à volta da capela”, explica Rúben Ameixa.

Para tal, a população tem de “levar um bocadinho da casa atrás, porque as pessoas passam lá o dia inteiro: comem lá e dormem lá”. “É mudar-se de armas e bagagens”, acrescenta do elemento da Associação de Festas.

Sexta-feira, 1 de maio, é o dia grande da romaria, com a tradicional procissão entre a Igreja Matriz de São Vicente e a Capela de Nossa Senhora da Ventosa e o almoço para os residentes da freguesia. Também na sexta-feira e no sábado, joga-se um torneio da malha.