Agrária de Elvas de “Portas Abertas” para alunos do Secundário

AgrariaPortasAbertasA grande maioria dos alunos que frequenta a Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) é proveniente de fora da região. É no sentido de captar novos alunos, sobretudo do concelho e do distrito, que hoje a escola está de portas abertas para os alunos da Secundária D. Sancho II.

“A percentagem dos alunos de fora da região que frequentam a Agrária, tal como as restantes escolas do Politécnico de Portalegre, ronda os 60, 70 por cento”, revela José Manuel Rato Nunes, diretor da ESAE. “Conhecendo a escola, conhecendo aquilo que aqui se faz, numa época em que estamos com fortes restrições económicas – e nem todas as famílias têm a possibilidade económica de mandar um estudante estudar para fora do seu local de residência – (a iniciativa) acaba por ser uma mais-valia, porque os jovens podem verificar que têm na sua própria terra instituições com qualidade, que lhes podem dar um perfil profissional e inseri-los no mercado de trabalho”, garante.

Durante o dia de hoje, mais de uma centena de alunos da Escola Secundária de Elvas visitam as instalações, observam e participam em diferentes atividades, tendo em conta os cursos lecionados na Agrária. “O objetivo é dar a conhecer a atividade, para que possam escolher, com melhor conhecimento, qual é o perfil profissional pelo qual vão envergar”, assegura Rato Nunes.

Em algumas das atividades propostas, como observar células ou tosquiar cães, são os próprios alunos da Agrária que acompanham os possíveis futuros colegas.

Esta iniciativa insere-se nos “Dias de Portas Abertas” do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). Hoje as atividades decorrem na Escola Superior Agrária de Elvas. A partir de amanhã, e até quinta-feira, as atividades decorrem nas restantes escolas do IPP.