O Forte da Graça, em Elvas, já está a ser alvo de obras de requalificação para desenvolvimento de atividades culturais já está a decorrer.
As obras do forte, desde a última visita que fiz, encontrei-as a bom ritmo, com mais de uma centena de pessoas a trabalhar no espaço, garantiu Nuno Mocinha, presidente da câmara municipal.
É bom recordar que é uma obra muito volumosa porque tem muitos pormenores. No entanto, aquilo que todos sabemos é que tem que estar tudo pronto em Setembro, sublinhou.
O autarca garante que quando os elvenses visitarem aquela obra vão ter uma agradável surpresa porque mesmo eu, que vou lá com alguma regularidade, encontro sempre alguma coisa que não conhecia.
A maior parte das pessoas que lá estão são de Elvas, são pessoas que estavam no desemprego, e pelo menos enquanto estiverem a decorrer as obras as pessoas têm emprego. Esta é também uma forma que a câmara tem de dinamizar a economia local pois, além dos postos de trabalho, existem também vários produtos e artigos que são comprados no comércio elvense.
O investimento para a recuperação do Forte da Graça ascende a 5,6 milhões de euros, a que corresponde um financiamento do FEDER – Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional, na ordem dos 4,7 milhões.