Lisboa: Carros anteriores a 2000 e a 1996 proibidos de circular no centro

CarrosLisboaOs carros anteriores a 2000 e a 1996 vão ficar interditos de circular, no período entre as 7h e as 21h durante os dias úteis no centro de Lisboa, já a partir de 15 de janeiro.

A autarquia já fez saber que as restrições para veículos anteriores a 2000 respeitam à zona 1, que vai desde o eixo da Avenida da Liberdade à Baixa.

Os carros anteriores a 1996 serão impedidos de circular na zona 2 (definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique).

Estas medidas integram a terceira fase das Zonas de Emissões Reduzidas (ZER), após a segunda fase ter sido implementada em 2012 e a primeira em 2011, com o objetivo de reduzir a poluição no centro da cidade.

Fora destas restrições ficam  os veículos de emergência, veículos históricos, de residentes, de polícia e militares, de transporte de presos, blindados de transporte de valores, os carros a gás natural, GPL e também os motociclos.

Também os táxis terão um período de exceção, que irá vigorar entre 15 de janeiro e 30 de junho.