Prova de Vinhos em Campo Maior alia produção local à gastronomia

A Prova de Vinhos, promovida pela Junta de Freguesia de São João Baptista decorreu na tarde deste sábado, 6 de abril, no Centro Comunitário de Campo Maior.

Este ano, segundo revela Vanda Portela, da junta de freguesia, foram 21 os produtores de vinho, de Campo Maior, presentes no evento, que também conta com uma variedade gastronómica de restaurantes da vila. “Este ano está a correr muito bem, porque teve uma maior adesão do que o habitual, com 21 produtores que levaram 21 vinhos tintos e quatro vinhos brancos”.

Os restaurantes representados nesta iniciativa foram os seguintes: Taberna “O Ministro”, “O Faisão”, Snack-bar “O Mónaco, “Raízes do Alentejo”, “O Tarro”, “O Azeitona” e “São Pedro”.

Vanda Portela acrescenta que “a qualidade dos vinhos tem aumentado”, todos os anos, graças à ajuda dos enólogos que fazem as suas avaliações e as transmitem aos produtores.

Já Paulo Pinheiro, vice-presidente na Câmara de Campo Maior enaltece a iniciativa e tece elogios aos vinhos que segundo diz tem “evoluído”.

Falámos também com alguns produtores que apresentaram os seus vinhos. Manuel Belchior participa nesta prova, com um vinho tinto, que produz “para consumo próprio”, considerando a iniciativa “positiva, para melhorar todos os anos”.

Vasco Caldeira participa desde a primeira edição e revela que esta iniciativa é acima de tudo “um convívio” e também uma forma de “aprender a melhor forma de fazer a sua produção”.