A primeira sessão do Café Memória, em Campo Maior, decorreu hoje no Centro de Ciência do Café.
Esta é uma iniciativa destinada a pessoas com problemas de memória ou demência e respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo
São parceiros nesta ação a Delta Cafés, Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, associação Alzheimer Portugal e Sonae Sierra.
O Café Memória é uma iniciativa inovadora, que consiste num local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como, respetivos familiares.
As sessões são estruturadas, mas não clínicas e irão funcionar no Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro, nos segundos sábados de cada mês, das 10 às 12 horas.
Rui Nabeiro: Não descanso, porque no nosso país há muita carência.
Luís Machado: Fomos desafiados para esta parceria
Leonor Guimarães: O Café memória é a possibilidade das pessoas se encontrarem
Elsa Monteiro: A cafeína estimula atividades cognitivas
O Comendador Rui Nabeiro, presidente da administração do Grupo Nabeiro Delta Cafés, sublinhou a importância da iniciativa e a sua vertente de descentralização, uma vez que esta parceria marca a primeira expansão do projeto Café Memória para fora da região da grande Lisboa.
Luís Machado, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior explicou a instituição foi desafiada a integrar o projeto e a resposta só podia ser de colaboração.
Leonor Guimarães, Vice-presidente da Associação da Alzheimer Portugal explicou a forma como o Café Alzheimer se vai implementar no terreno, nomeadamente através das sessões mensais.
Elsa Monteiro, responsável pela Sonae Sierra, explica como surgiu a parceria e o Café relacionado à alzheimer, tendo em conta que a cafeína tem componentes que estimulam determinadas atividades cognitivas.