Mediador Luís Romão no Ponto de Vista

LuisRomaoLuís Romão (na foto) trabalha, há 12 anos, como mediador entre as comunidades cigana e a escolar, na cidade de Elvas.

Romão desempenha a sua atividade no Agrupamento de Escolas de Santa Luzia, em Elvas. Uma das principais lutas é o combate ao abandono escolar. Luís Romão refere que tem sido feita uma evolução considerável nesse sentido.

Combate ao Absentismo Escolar

“Há 12 anos, não havia miúdos no pré-escolar; no 1º ciclo havia cerca de 20 ou 30 crianças; no 2º ciclo, se havia um ou dois era demais e não havia jovens de etnia cigana a frequentarem a escola secundária. Nos dias de hoje, temos mais de 10 crianças no pré-escolar, no 1º ciclo mais de 60, no 2º e 3º ciclo temos cerca de 40, entre 5º, 6º, 7º, 8º e até 9º anos, algo que há anos atrás seria impossível de acontecer”.

Ouvir aqui Ponto de Vista

Luís Romão explica que o sucesso se fica a dever “à confiança conquistada junto da comunidade cigana, nomeadamente dos pais das crianças”.

Mediador Luís Romão é o convidado na edição desta semana do “Ponto de Vista” da Rádio Campo Maior.Para ouvir este sábado, dia 13, às 11 da manhã.