BPI: Alentejo escapa a encerramentos de agências

bpiO BPI encerra 28 agências em Portugal continental, a partir desta segunda-feira dia 30, mas o Alentejo espapa a esta onda de fecho de balcões deste banco.

O BPI tem vindo a reduzir balcões e trabalhadores, com o objetivo de diminuir os custos operativos e de cumprir com as metas do plano de reestruturação acordado com a Comissão Europeia, obrigatório depois de ter recebido dinheiro público em 2012.

Uma das metas é a redução do número de balcões em Portugal para 684. O banco está ainda a reduzir pessoal com vista a ter no máximo seis mil trabalhadores na operação doméstica.

O BPI devolveu, na semana passada, a totalidade do dinheiro que o Estado injetou na instituição em junho de 2012 para o recapitalizar, com o reembolso dos 420 milhões de euros que restavam dos 1500 milhões de euros iniciais, deixando de ter qualquer ajuda do Estado.

Das 28 agências agora encerradas, oito são no norte, quatro no centro, 12 na região de Lisboa e quatro no Algarve. Assim, todos os balcões no Alentejo resistiram a esta reestruturação do BPI.