CAMPO MAIOR: PAULO MACEDO INAUGUROU 1º SIMPÓSIO DO CAFÉ

saude1O 1º Simpósio do café, Saúde e Sociedade arrancou esta sexta-feira, no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.

O comendador Rui Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro Delta Cafés, considerou que este é dos primeiros grandes eventos realizados neste novo local, no âmbito da importância do café e da sua relevância para a saúde. Queremos que a população saiba beber e seja aconselhada. A ciência do Centro presta, desta forma, o seu papel ao homem e à sociedade”.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugurou este simpósio e efetuou uma visita ao Centro de Ciência do Café. No final salientou que “o centro de ciência vai possibilitar um conjunto de estudos e ainda há muito a fazer na relação do café com a saúde, como são as doenças degenerativas ou diabetes. Em Campo Maior temos um conjunto de sinergias em volta do café, desde a sua torrefação, comercialização e agora juntamos a vertente da ciência. É muito importante”, finalizou.

Ricardo Pinheiro, presidente do município de Campo Maior, sublinhou a importância para a vila e sua comunidade na aposta da valorização do centro, através da vertente lúdica e científica.

Este sábado, dia 24 maio, o Simpósio prossegue com a abordagem sobre o tema dos “Efeitos do Consumo do Café”, nas áreas dos “benefícios do café, mito e crenças”; “o café a nutrição” e a “cafeína a nível cardíaco”.saude2

O segundo painel tem como tema central “O café na Sociedade”, no qual serão discutidos o “café memória”; “código do café. O consumidor como centro” e “as rotas do café. Sociedade e Linguística”.