Animação no regresso dos Clubes dos Maiores: seniores de Campo Maior visitam Forte da Graça

Cerca de 15 seniores de Campo Maior estiveram na tarde desta terça-feira,  de visita ao Forte da Graça, em Elvas, depois de terem passado a manhã a visitar outros monumentos de Badajoz, como a Alcazaba e a Praça Alta.

Trata-se de uma iniciativa que marca o arranque, depois de praticamente dois anos sem qualquer atividade, dos já famosos Clubes dos Maiores, promovidos pela Câmara de Campo Maior, no centro comunitário da vila.

Mariana Favita, uma das seniores que não quis ficar de fora desta pequena excursão, confessa que as saudades destas iniciativas já apertavam, sendo que, estes dois anos de paragem representam, para si, menos anos de vida. “Nós sentimos muita falta, porque nós íamos para o centro comunitário e fazíamos de tudo: bolos, licores, flores. Tivemos muito tempo paradas e isso foi muito mau para nós”, diz Mariana, garantindo que, agora, está “cheia de força” neste regresso. Confessa que não conhecia, nem o Forte da Graça, nem a Alcazaba, mas que “adorou” visitar estes monumentos históricos.

Também o entusiasmo de Mariana Palmeiro, com esta visita, era notório, garantindo que é com muita alegria e satisfação que vê este tipo de iniciativas serem retomadas. “Estamos alegre, muito divertidas”, começa por dizer, alegando que já sentia muitas saudades da “camaradagem” que se vive entre todos os seniores que frequentam os Clubes dos Maiores.

Já Adília Nanita garante que, no centro comunitário de Campo Maior, acaba por ter sempre “muita companhia”, pelo que já ansiava, há muito, pelas tréguas da pandemia para voltar às atividades e, neste caso, às excursões. Adianta que não conhecia o Forte da Graça, mas que o considera um momento muito bonito.

Mas não só as seniores tinham saudades destas iniciativas. Cristina Pepê, uma das responsáveis pelo centro comunitário de Campo Maior e pelas atividades ali desenvolvidas, revela que é uma satisfação poder voltar a estar junto destas pessoas, já de alguma idade. “Eram quase dois anos que levávamos assim, sem as nossas seniores, e tem sido um dia muito bem passado”, comenta.  Céu Militão, outras das responsáveis pelas atividades dos Clubes dos Maiores, garante que estão reunidas as condições para um arranque, em grande, das atividades, assegurando que também já tinha muitas saudades destes momentos.

Até sexta-feira, mais grupos de seniores irão passar pelo Forte da Graça, bem como por Badajoz, sendo que, para terminar, os utentes dos Clubes dos Maiores, na sexta-feira, terão oportunidade de conhecer o novo Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior.

Estas visitas, que procuram dar a conhecer a Eurobec, estão inseridas no programa das comemorações do dia do idoso que se assinala este mês, promovido pelo Município de Campo Maior.