CELEBRAÇÕES DOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL

25abrilHoje é dia 25 de Abril. Assinalam-se os 40 anos da Revolução dos Cravos em 1974.

Neste sentido, a rádio Campo Maior e o Museu Militar de Elvas realizam uma mesa redonda sobre o 25 de Abril e os 40 anos passados desta revolução. A transmissão tem lugar entre as 15 e as 17 horas no museu militar de Elvas.

Em Campo Maior, as celebrações arrancaram ontem à noite com animação musical, na Praça da República, que culminou com o hastear das bandeiras, ao som dos 25 morteiros de abril e do hino nacional, interpretado pela Banda 1º de Dezembro.

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Campo Maior foi um dos grupos que animou a noite, a par dos Amigos das Harmónicas e do Grupo Despertar Alentejano.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, assegurou que celebrar o 25 de abril “é continuar a relembrar a forma como Portugal viveu até então”.

Também ontem, durante a tarde, foi inaugurada uma exposição, a propósito deste momento histórico em Portugal, na biblioteca municipal João Dubraz, em Campo Maior.

A exposição, constuída, sobretudo, por cartazes e boletins informativos sobre o 25 de abril de 1974, foi doada pelo Partido Comunista Português e pela Associação 25 de Abril.

Na cidade de Elvas esta sexta-feira há hastear das bandeiras e torneio da malha, na Praça da República da cidade.

Em Arronches, o dia da liberdade é igualmente celebrado, com uma solta de pombos, hastear de bandeiras e promoção de outras atividades, como jogo de futebol.

Em Monforte têm lugar as cerimónias protocolares, os almoços nas freguesias e à noite, nos Prazeres, concerto com “Os Filhos da Madrugada”.

Os 40 anos do 25 de Abril vão ser assinalados, em Portalegre, com uma sessão solene, hastear das bandeiras e uma encenação musicada, subordinada ao tema “As escolas e os 40 anos de Abril” e que conta com a participação de alunos de várias escolas.

Em Évora também vai ter lugar um conjunto de iniciativas evocativas dos 40 anos da revolução dos cravos, com o almoço “Associação Povo Alentejano”, haverá sessão solene ao ar livre.

Os 40 anos do 25 de abril vão ser assinalados também em Coruche, com o içar das bandeiras, condecoração a coletividades do concelho, através da atribuição de uma medalha.