40 Anos do 25 de Abril assinalados na Rádio Campo Maior

25abrilestudioRádio Campo Maior, em parceria com o Museu Militar de Elvas, realizaram esta tarde uma debate sobre os “40 anos do 25 de Abril”.

Entre as presenças contaram-se a do General Pena Madeira (na foto à esquerda), um dos capitães de Abril, que teve um papel decisivo no sucesso das operações na noite de 24 de abril de 1974, uma vez que estava encarregue das transmissões e escutas, que entre outras revelações confirmou a ida de Marcelo Caetano para o Carmo e a sua posterior rendição a Salgueiro Maia.

Entre as reflexões feitas pelos convidados foi possível concluir que a Guerra Colonial, o descontentamento da classe militar e o apoio do povo foram marcos essenciais para  a Revolução dos Cravos.

De salientar ainda que o material envolvido de transmissões da Operação do 25 de abril está patente no Museu Militar de Elvas.25abrilestudiosB

Ali podem ser apreciados excertos dos manuscritos resultantes das escutas; a lista de códigos e frequências e ainda o emissor/recetor RACAL TR 28, considerado o equipamento móvel na altura, que permitia a comunicação entre as forças no terreno e o Posto de Comando (PC) das operações.