Vila Boim recebe prova de Boccia

BocciaO pavilhão desportivo de Vila Boim, no concelho de Elvas, recebeu hoje uma prova de Boccia – modalidade de desporto adaptado. Nesta prova marcaram presença alunos com necessidades especiais do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, de Vila Boim, de Marvão, de Nisa, de Portalegre, e ainda utentes da APPACDM de Elvas.

Paulo Rodrigues, professor de Educação Física no Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, explica que, para além da competição de Boccia, também se desenvolveram outras modalidades de desporto adaptado, como GoalBall e Slalom. De acordo com o professor, estas modalidades permitem aos cidadãos com algum tipo de limitação física ou mental “o desenvolvimento cognitivo, permitem criar estratégias, permitem jogar em equipa e individualmente”.

Alguns alunos sem qualquer tipo de limitação também experimentaram algumas das modalidades de desporto adaptado disponíveis e revelaram à nossa reportagem ser “complicado” lidar com as dificuldades encontradas, como jogar com uma venda nos olhos ou contornar obstáculos numa cadeira de rodas.