3º Festival de Música Sacra arranca a 27 de abril em Arronches

festival_musica_sacra_arronches_20140420O 3º Festival de Música Sacra, organizado pela paróquia de Arronches, tem início no próximo domingo, dia 27 de abril. 

A sagração do período barroco, através da organista Marília Canhoto e o flautista Jorge Álvaro Ferreira, abre este festival, no domingo, pelas 18 horas, na Igreja Matriz de Arronches.

No dia 3 de maio, igualmente às 18 horas, realiza-se, na Igreja Matriz de Arronches, um encontro de coros com a participação do Coro Polifónico de Ponte de Sôr e do Grupo Vocal Ad Libitum de Coimbra.

Snooker do Grémio no “À Conversa Com”

snooker22abrilTrês jogadores de Snooker do Centro Artístico Elvense vão representar Elvas no I Open Internacional da modalidade, na Marinha Grande, entre sexta-feira e domingo (dias 25, 26 e 27 de abril).

Os atletas que vão representar a cidade são Bruno Barbado, Fernando Afonso e José Pedro Restolho, que estão hoje no “À Conversa Com” para falar deste evento e das suas expetativas para esta prova. Também o presidente do Grémio, Carlos Pinto, está hoje neste espaço de entrevista.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Esta iniciativa partiu da secção de Snooker, que nós temos no Centro Artístico Elvense, que é dirigida pelo senhor Fernando Afonso”, explica Carlos Pinto. “Acho que ele escolheu os melhores e esperemos que eles dignifiquem a nossa cidade e o Centro Artístico Elvense em especial”, acrescenta.

José Pedro Ramalho joga Snooker desde pequeno e assegura que, para este prova, “já era bom passar da fase de grupos”. Fernando Afonso quer “tentar chegar à final”, dando o seu melhor. Já Bruno Barbado alega que tem treinado “todas as noites” e que é preciso “muita concentração” para atingir bons resultados nesta modalidade.

Agentes da PSP de Elvas patrulham cidade de bicicleta

BicicletasPSPElvasElvas tem, a partir de hoje, dois agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) a efetuar patrulhamento pela cidade de bicicleta.

O protocolo de cooperação no âmbito do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade entre o Comando Distrital da PSP de Portalegre e as Juntas de Freguesia urbanas do município de Elvas foi assinado esta manhã na sede da Divisão Policial da cidade.

BicicletasPSPElvasAssinaturaO diretor nacional da PSP, Luís Peça Farinha, assegura que a assinatura deste protocolo espelha aquilo que é “a colaboração entre o poder central e local e aquilo que é o relacionamento entre as autarquias e a Polícia de Segurança Pública”.  Luís Peça Farinha garante ainda que este é um modelo a aplicar noutras cidades do país, dado que é um “modelo complementar daquilo que é o sistema de policiamento da Polícia de Segurança Pública e que tem sido utilizado e integrado naquilo que é a conceção do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade”.

O comandante da PSP de Portalegre, Joaquim Simão, explica que o objetivo da assinatura deste protocolo e desta ciclo-patrulha, que agora teve início, é muito simples: “policiar mais locais em menos tempo”.

Para além do diretor nacional da PSP e o comandante da PSP de Portalegre, estiveram presentes na assinatura deste protocolo os presidentes das Juntas de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, João Rondão Almeida, e de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, José Laço.

Artes e Ofícios hoje no Museu Aberto de Campo Maior

ArtesEOficiosCampoMaiorRealiza-se hoje e no próximo dia 30 de abril, quarta-feira, a segunda edição da iniciativa Artes e Ofícios no Museu Aberto de Campo Maior.

O objetivo da iniciativa passa por dar a conhecer às crianças e jovens as profissões de antigamente que, com o passar dos anos e com a mudança dos tempos, têm vindo a desaparecer ou a tornar-se cada vez menos frequentes.

A iniciativa decorre até às 17 horas.

 

Operação Páscoa da PSP sem vítimas mortais

PascoaOperacaoPSPA PSP não registou nenhuma vítima mortal, durante a Operação Páscoa, que decorreu de segunda-feira, 14 de abril, até ao passado domingo, dia 20. Ao todo, registaram-se 810 acidentes (menos 120 que no ano passado), 11 feridos graves e 228 feridos ligeiros.

Quanto a detenções resgistaram-se 279, das quais se destacam 17 por furto, 12 por posse de arma ilegal, 35 por mandado de detenção, 22 por tráfico de estupefacientes e 112 por condução com excesso de álcool.

Mais de 33 mil viaturas foram fiscalizadas e mais de 6700 condutores testados. 111 autos de vária ordem foram levantados a estabelecimentos por diversas irregularidades.

Quanto a apreensões, destacam-se 25 viaturas, 11 armas (das quais 3 de fogo) e mais de 11.500 doses de produto estupefaciente.

A Páscoa é um período com algumas alterações demográficas e que se traduz igualmente em mais pessoas, valores e bens nas áreas turísticas, comerciais e pedonais das principais cidades de Portugal.

A PSP apostou num policiamento visível e incisivo nestas áreas com reflexos no sentimento de segurança das populações. Paralelamente a 2013, registou-se um decréscimo dos índices de criminalidade nas áreas de competência (descida de seis por cento no primeiro trimestre do ano). Roubos na via pública, furtos em automóveis, carteiristas, furtos em residências e furtos de metais não preciosos foram as tipologias criminais visadas neste período.

“Elvas na Idade Média” apresentado hoje na Biblioteca Municipal de Elvas

ElvasNaIdadeMediaLivroApresentacaoO livro “Elvas na Idade Média”, editado pelas edições Colibri e CIDHEUS – Universidade de Évora é apresentado na Biblioteca Municipal de Elvas esta terça-feira, dia 22, pelas 18 horas.

A publicação conta com a apresentação de Fernando Correia Branco, doutorado em História pela Universidade de Évora. A iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Mundial do Livro.

Amianto é tema para palestra da Quercus e da FICAR

amiantoA Quercus e a Associação Cultural FICAR realizam hoje uma palestra sobre o combate à presença de amianto em vários edifícios espalhados um pouco por todo o país.

O amianto é uma fibra mineral natural, presente na constituição de muitos materiais, e proibida na União Europeia por ser associada a doenças graves.

De acordo com a Quercus, uma lei de 2011 veio determinar o levantamento de todos os edifícios, instalações e equipamentos públicos que contenham amianto na sua construção; a organização e divulgação pública de uma listagem de todos esses edifícios, instalações e equipamentos; e em seguida a atuação do Governo no sentido de assegurar a monitorização e ou remover os materiais nocivos, tendo definido para o efeito o prazo de um ano a contar da entrada em vigor da referida Lei. O prazo terminou há dois anos mas a lei continua por cumprir.

A sessão tem como orador José Janela, do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus e decorre hoje, às 19 horas na sede da FICAR, na rua do Comércio, em Portalegre.