Páscoa: Enxara e Ajuda começam a receber primeiros grupos

enxara1Centenas de famílias escolhem as margens do rio Xévora, em Campo Maior, para saborear o tradicional borrego no campo, cumprindo uma tradição secular.

Os convivas improvisam uma cozinha, sala de estar, quartos e até casa de banho para passarem em família e com amigos esta quadra da Páscoa.

Na Enxara, em Campo Maior, a concentração de pessoas, por esta altura, ainda é diminuída. Mas quem ali se encontra já prepara tudo para os dias de festa.

Ana Veríssimo, de Campo Maior, ruma à Enxara há já 26 anos. “Temos muito gosto em vivermos alguns dias ao ar livre. Vou dormir a casa, mas durante o dia estamos aqui. Chegamos a ser um grupo superior a 15 pessoas, entre familiares e amigos”.

Grupos Começam a concentrar-se na Ajudaajuda2

A nossa reportagem também já esteve na Ajuda, em Elvas,  e falou com quem já ali se encontra acampado.

Para passarem o tempo, os campistas pescam no rio Guadiana e convivem. Exemplo disso mesmo é Diogo Latas, natural de Elvas, que começou por pescar carpas, “mas como não estava a dar optei pela pesca aos alburnos”. Felizmente, o almoço não estava dependente do resultado da pescaria, brincou o Diogo juntamente com o seu grupo de primos, que gostam de estar na Ajuda, em contato com a natureza, na altura de férias da Páscoa.