EDIFÍCIOS MILITARES JÁ SÃO DA CÂMARA DE ELVAS

Protocolo1O património militar de Elvas passou esta sexta-feira, 4 de abril, para a alçada da Câmara Municipal de Elvas, no decurso da cerimónia de assinatura dos autos de cedência dos prédios militares que decorreu no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional, em Lisboa.

A notícia é avançada pela autarquia local.

Neste ato marcaram presença a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Berta Cabral; o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha; do Subdiretor-Geral do Tesouro e Finanças, Eng. Bernardo Alabaça; o Diretor de Infra-Estruturas do Ministério da Defesa, Major-General Gravilha Chambel; Chefe da Casa Militar da Presidência da República, Tenente-General Carlos Carvalho dos Reis, e Secretário-Geral da Presidência da República, Arnaldo Pereira Coutinho.

Para Berta Cabral, Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, a “transferência deste património para a autarquia representa muito trabalho, em especial, realizado antes, pelo senhor Presidente da República e pela Presidência da República”, destacando também “a colaboração decisiva dos colaboradores das Secretarias de Estado da Defesa Nacional e Tesouro”.

A governante afirmou ainda que “temos de continuar este caminho quanto a Elvas. Este vasto património transferido vai ficar em boas mãos, pois a Câmara Municipal dá-nos a garantia de ser requalificado e reafectado a outras funções”.

Para o presidente do município elvense, Nuno Mocinha a “importância arquitetónica, histórica e patrimonial destes prédios, nomeadamente a sua importância no contexto da classificação de Elvas como Património Mundial e a relevância que a maior parte destes prédios, após a sua reutilização, pode representar para a revitalização e rejuvenescimento do Centro Histórico”.