Dia Mundial do Autismo assinalado em Elvas

AutismoOs alunos da Escola do 1º Ciclo de Santa Luzia assinalaram esta quarta-feira, dia 2, hoje o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. As crianças construiram um “puzzle” (na foto ao lado) alusivo a este dia e dançaram na companhia de um animador que os entreteu durante a manhã.

Fátima Quaresma, diretora do estabelecimento de ensino garante que “ no início foi complicado a adaptação da comunidade escolar ao autismo, mas atualmente o agrupamento já está adaptado a esta questão”. De acordo com a docente, o agrupamento de escolas “tem contado com o apoio da Direção Regional de Educação mas são necessários mais apoios para dar resposta a estas crianças”.

Carla Cabrela, mãe de pequeno Afonso, uma criança autista que frequenta e escola de Santa Luzia, mostrou-se “satisfeita com esta caminhada” mas lamentou “a discriminação que ainda existe por parte de docentes e funcionários do agrupamento que hoje nem aceitaram vestir a camisola alusiva a este dia”. “É necessário existir uma maior consciencialização das pessoas para o facto de os autistas terem os mesmo direitos que qualquer outra pessoa tem”.

“De Vila Boim vieram presentes cinco crianças portadoras de autismo”, de acordo com Madalena Charruadas, coordenadora da unidade de ensino estruturado do agrupamento nº3, que garante que “os alunos já estão adaptados ao contacto com o exterior”.

O Dia Mundial do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão.