Projetos para jovens apresentados em Viana do Alentejo

ProjectosVianaNo âmbito do Projeto Serviço Voluntário Europeu, o Município de Viana do Alentejo promoveu, o colóquio “Europa de Porta Aberta”, no Cineteatro Vianense, que teve como finalidade informar os jovens sobre o serviço voluntário e os projetos europeus disponíveis. Desde setembro de 2013, o Município de Viana do Alentejo acompanha 4 voluntários da Estónia, Grécia, Áustria e República Checa que tiveram a oportunidade de visitar diversos locais e conhecer o tecido empresarial do concelho, bem como as tradições e costumes da região.

No colóquio, para além do Presidente do Município, Bengalinha Pinto, participaram ainda, Sandra Pires, em representação da delegação de Évora, do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vasco Fernandes, da Omnis Factum, Elsa Branco, presidente da Associação Terras Dentro e Altino Barradas, ex-coordenador de Projetos Juventude em Ação.

Sobre a presença dos voluntários no concelho, Bengalinha Pinto, destacou a “importância do intercâmbio e a troca de experiências”, do qual resultou uma grande riqueza em termos pessoais para ambas as partes. O autarca manifestou, igualmente, a “disponibilidade do município em continuar a acolher outros jovens em projetos futuros”.

No decorrer do colóquio foi apresentado o programa Erasmus +, programa europeu de apoio à educação, formação, juventude e desporto lançado este ano e que estará em vigor até 2020. Trata-se de um programa de mobilidade no espaço europeu destinado a jovens que engloba as diversas ações que até agora  compunham os programas Aprendizagem ao Longo da Vida, Juventude, Tempus,  Erasmus Mundus, Alfa e EduLink. O programa Erasmus + permite aos jovens a oportunidade de estudar, participar numa ação de formação, adquirir experiência de trabalho e efetuar também voluntariado na europa.

O colóquio contou também com o testemunho da Presidente da Terras Dentro, Elsa Branco, cuja associação tem promovido intercâmbios juvenis. Nesta altura, a associação participa no projeto “Hands for future”, destinado a jovens dos 18 aos 27 anos, que começou em novembro de 2013. O 1º workshop internacional sobre associativismo juvenil teve lugar no passado mês de fevereiro no Rio de Janeiro, no Brasil, e contou com dois participantes portugueses.

Quem deixou também o seu testemunho foram as voluntárias que terminam o projeto no dia 8 de março e para quem a experiência tem sido única. Para além do crescimento enquanto pessoas, as jovens salientaram ainda o facto de terem tido a possibilidade de trabalhar com crianças e idosos e conhecer uma outra cultura que se revelou uma agradável surpresa.