DECO: Compras Online aumentam

ComprasOnlineSão cada vez mais os portugueses que fazem compras online.

Os mais de 1400 inquiridos que responderam ao questionário da Deco – Associação para a defesa do consumidor – estão satisfeitos com as lojas online, já que de acordo com os resultados, conseguem poupar e, embora preocupados com a segurança, apontam poucos problemas.

Quando fizer compras on line, a DECO aconselha a ter em conta: a identidade do vendedor e, nos contratos com pagamento adiantado, o endereço; características do bem e serviço; preço com imposto e taxas; despesas de entrega, caso existam; modalidades de pagamento, entrega ou execução; direito de livre resolução do contrato, condições e modalidades para o exercício desse direito e condições de resolução quando o contrato for superior a um ano ou tiver duração indeterminada; morada do estabelecimento do vendedor onde se podem apresentar reclamações; informações relativas ao serviço pós-venda e às garantias comerciais existentes.

As lojas online devem divulgar de forma clara e simples os termos e as condições de venda. Destas deve constar informação sobre o uso dos dados pessoais e o direito de acesso, retificação e eliminação dos mesmos.