Confira o que aumenta em 2014

aumentoO novo ano começa com o aumento do custo de vida para os portugueses. Conferimos os produtos e serviços que sofrem alterações já a partir deste 1 de janeiro de 2014.

Saúde O valor das taxas moderadoras pagas nos serviços de urgência e por consultas de especialidade nos hospitais volta a subir – as consultas hospitalares passam de 7,5 euros para 7,80 euros.

Eletricidade A fatura de eletricidade dos clientes domésticos vai aumentar 2,8%, o que, numa fatura média de 46,5 euros (com o IVA a 23%), representa um acréscimo mensal de 1,21 euros. Excluídos deste aumento ficam aqueles cujo consumo anual de eletricidade não ultrapassa os 40 KW. Já a taxa audiovisual, aumenta igualmente 40 cêntimos para todos os consumidores.

Para os que estão abrangidos pela tarifa social, o aumento será de 1%, o que corresponde a um acréscimo de 23 cêntimos, numa fatura mensal de 23,5 euros (com o IVA a 23%).

Transportes A par da inflação prevista no Orçamento do Estado, o preço dos transportes públicos vai aumentar, em média, um por cento.

Um aumento maior em relação a 2013, que registou um acréscimo médio de 0,9%, mas estável face aos aumentos de 4,5%, em janeiro de 2011 e 15%, em agosto do mesmo ano, e 5%, em 2012.

Álcool e tabaco No tabaco o aumento será de 15,8 cêntimos e afetará também cigarrilhas, charutos e tabaco de enrolar. Esta inflação é resultado do aumento verificado no Imposto Especial de Consumo que passa de 20 para 25 por cento.

Telecomunicações Falar ao telefone e navegar na internet vai também sair mais caro – tanto a Zon como a PT vão aumentar os tarifários para a rede fixa já a partir de janeiro, enquanto a Vodafone só vai agravar os preços no mês seguinte.

Carros a gasóleo – A tributação para os carros a gasóleo vai aumentar. A inflação do Imposto Único de Circulação (IUC) pode ir dos 1,39 aos 68,85 euros, e varia consoante a idade do veículo e a cilindrada. O Governo espera arrecadar 56 milhões de euros com esta medida. Em Portugal, mais de 70% dos carros vendidos são a diesel.

Habitação As rendas em 2014 serão atualizadas e os aumentos irão refletir-se em 1%. As atualizações poderão ser feitas já a partir de dia 1, mas tudo dependerá do senhorio.

In “Visão”