Esta quinta-feira, dia 14, assinala-se o Dia Internacional da Diabetes. Em Portugal, a doença atinge cerca de 1 milhão de pessoas.
O médico Pintão Antunes (na foto), coordenador da Unidade Funcional de Diabetes no hospital de Santa Luzia, em Elvas, na edição de hoje de “Conversa em Dia” confirmou que a incidência da doença na região “tem vindo a aumentar”. A justificação para o incremento da patologia prende-se com “os hábitos de vida e alimentação”.
Número de diabéticos tem aumentado na região
“Na minha consulta da diabetes tenho mais de três mil consultas por ano e destes doentes cerca de mil são dabéticos, tipo 2. Se recuarvinte anos os valores eram muito mais inferiores”.
“As pessoas têm de ter uma vida mais ativa, praticar exercício físico e optar por uma alimentação mais saudáve em detrimento da comida “fast-food”, que embora mais rápida de confeccionar é mais prejudicial a longo prazo para a saúde”.
O médico lembrou igualmente algumas das principais consequências da diabetes, nomeadamente a cegueira, a amputação de membros e o AVC. Pintão Antunes realçou a importância da prevenção desta patologia.