Está no terreno a Operação Colheita da Azeitona 2013. Mais de 100 trabalhadores de explorações agrícolas, onde se realizam as campanhas de apanha de azeitona, foram fiscalizados na zona de Elvas e Campo Maior, numa ação conjunta da GNR com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Segurança Social e a Polícia do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Gabriela Ferreira, sargento da GNR de Elvas, assegura que o ACT, nestas fiscalizações, procura “verificar a existência de mão-de-obra clandestina”. À Segurança Social cabe verificar se “os descontos em Portugal estão a ser efetuados da melhor maneira” e ao SEF fazer o levantamento do número de trabalhadores estrangeiros, para verificar os respetivos vistos. A GNR, como salienta Gabriela Ferreira, só acompanha as outras três entidades nesta operação para “manter a segurança”.
Os trabalhadores concordam com este tipo de operações. Dora Alferes assegura que, desta forma, “está tudo mais legal”. Já José Amiguinho considera que estas fiscalizações são “normais” e que são “boas” tanto para os trabalhadores como para as entidades empregadoras.
A operação Colheita da Azeitona 2013 vai estar no terreno até dia 31 de janeiro.