Cáritas no combate ao desemprego

caritasA Cáritas de Portalegre e Castelo Branco, em conjunto com algumas Cáritas espanholas, apresentou um novo projeto que procura dar resposta a problemas como o desemprego: a “Rede de Apoio Mútuo da Cáritas Diocesanas da Raia”.

O presidente da Cáritas de Portalegre, Elicídio Bilé, justifica a criação deste projeto transfronteiriço pelo facto da realidade do desemprego ser “comum aos dois lados da fronteira”. Para fazer face a este flagelo, com explica Elicídio Bilé, procurou-se “criar uma plataforma informática onde pudessem ser alojadas não só ofertas de emprego, de formação profissional disponíveis, mas também recursos que possibilitem a mobilidade das pessoas nesta zona da Raia”.

Elicídio Bilé confirma que “muitas instituições públicas e privadas” já entraram em contacto, desde a apresentação do projeto, para “integrarem esta plataforma”.

A “Rede de Apoio Mútuo da Cáritas Diocesanas da Raia” conta com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional e apresenta como princípios fundamentais a “oportunidade, cooperação, apoio mútuo, recursos e desenvolvimentos e transferência de conhecimentos”.