IPDJ: “Voluntariado Jovem para Natureza e Florestas” com candidaturas abertas

VoluntariadoJovemFlorestasIPDJEstão abertas, até 1 de novembro, as candidaturas à promoção de projetos de voluntariado ao abrigo do Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). As candidaturas são submetidas na Plataforma de Programas até 20 dias antes da data de início dos projetos.

Os objetivos gerais deste programa visam aumentar a educação e sensibilização para a valorização do ambiente, de resiliência da floresta e de proteção contra catástrofes e aumentar o conhecimento geral sobre a natureza e florestas.

Podem candidatar-se entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas; entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais; associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ); Câmaras Municipais; Juntas de Freguesia; e outras entidades, que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa, mediante despacho do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude.

As entidades promotoras que são organizações privadas sem fins lucrativos recebem, em caso de aprovação do seu projeto, uma subvenção que engloba um valor para a gestão do projeto e um valor para o ressarcimento diário dos jovens participantes (cada voluntário recebe, por dia, de participação efetiva, o valor de 12 euros). Às outras entidades não é atribuída qualquer subvenção, mas o IPDJ assume o pagamento do valor diário de ressarcimento dos/as jovens participantes.