Assinala-se hoje o Dia Mundial da Terapia Ocupacional

TerapiaOcupacionalAssinala-se hoje o Dia da Terapia Ocupacional, sendo as celebrações mundiais dinamizadas pela World Federation of Occupational Therapy (http://www.wfot.org).

No nosso país a Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (www.ap-to.pt), irá comemorar com a realização, no Parque das Nações, de um Peddy Paper destinado a profissionais e clientes da terapia ocupacional. Nesta atividade em que o convívio será uma constante, pretende-se alertar para os desafios que as pessoas com incapacidades enfrentam no seu dia – a – dia e experimentar algumas das soluções que os terapeutas ocupacionais desenvolvem para melhorar a qualidade de vida dos seus clientes.

Os terapeutas ocupacionais intervêm no sentido de facilitar o processo de reabilitação das pessoas que têm alterações de desenvolvimento ou incapacidades adquiridas. Neste domínio podem intervir diretamente com a pessoa trabalhando competências de desempenho (sensoriais, motoras e cognitivas), adaptando e preparando a realização das atividades diárias (como brincar, aprender, realizar as atividades de higiene, comer, entre outras) e ainda adaptando o contexto em que as atividades de desenvolvem (através do estudo e treino de produtos de apoio e alterações físicas do ambiente). Tendo em conta a sua esfera de atuação o terapeuta ocupacional pode intervir em diferentes tipos de instituições: hospitais, escolas, centros de saúde, piscinas, lares de idosos, centros de dia entre muitos outros.