EQUIPAS DE COMBATE A INCÊNDIOS TESTAM MEIOS DE VANGUARDA NA AGRÁRIA DE ELVAS.

IncendioAlandroalA Escola Superior Agrária de Elvas recebe a partir de hoje 45 formandos provenientes dos corpos de Bombeiros do distrito de Portalegre, Bombeiros Canarinhos e Chefes de equipas de Sapadores Florestais.

Estes elementos irão participar numa ação de formação desenvolvida no âmbito do projeto SATFOR (desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para a melhoria, prevenção, eficácia e segurança na extinção de incêndios florestais). A iniciativa decorre até à próxima quinta-feira, dia 12.

Durante a manhã, os participantes realizarão um exercício de combate de incêndios virtual através da 3eTraining, que permite representar grandes incêndios virtuais e simultaneamente funcionar como uma ferramenta de gestão dos meios, sendo utilizada na formação do pessoal envolvido no combate de incêndios.

À tarde, serão realizadas demonstrações das ferramentas desenvolvidas para utilização em dispositivos móveis Android, designadamente:

– EmeRA – Realidade Aumentada: faz a gestão de equipas e meios de extinção sobre Realidade Aumentada para dispositivos móveis, a qual permite localizar recursos no terreno sem necessidade de estabelecer contacto visual, assim como, conhecer a que distância e em que direção se encontram

SATFORMAP – permite posicionar num mapa convencional, os recursos de emergências, editá-los e também adicionar novos recursos georreferenciados. O SATFOR é desenvolvido pela empresa TRAGSA (empresa pública especializada no desenvolvimento do meio rural, conservação da natureza e serviços de emergência), pela TRAGSATEC, Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre e o Centro de Investigação Florestal de Lourizán da Xunta da Galicia.