Elvas cria pólo de Formação Superior em Regeneração urbana e económica

ProtocoloPoloO protocolo que visa a criação de um pólo de Formação Superior em Elvas, na área de Regeneração urbana e económica, foi assinado na manhã desta quinta-feira, dia 18 de julho.

O documento envolve Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre e a Universidade da Extremadura, em Badajoz (Espanha), e os municípios de Campo Maior, Arronches, Sousel, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e os ayuntamientos espanhóis de Olivença e Badajoz.

O Pólo entra em funções no próximo ano letivo de 2013/2014,

Rondão Almeida, autarca elvense referiu que “este é um primeiro passo para que se possa avançar para um doutoramento, sendo este primeiro ano é reservado a uma pós-graduação“.

Francisco Olivera, vice-presidente da Faculdade de Arquitaectura da Universidade de lisboa, realçou a importância do protocolo referindo que “é fundamental para a dinamização aa região, e o carater ibérico do mesmo”.

Joaquim Mourato, Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre realçou a importancia deste protocolo na reabilitação das cidades e centros históricos.

Carlos Brauman Reitor da Universidade de Évora referiu o facto do “património ter caracteristica peculiares que é necessário saber preservar”

Maria del Mar Manzano, Vice-Reitora da Universidade da extremadura falou sobre a  importância de criar redes de cooperação entre as várias entidades envolvidadas.