Elvas: Freguesias Rurais avançam com providência Cautelar

FreguesiasAs freguesias rurais do concelho de Elvas afetadas pela nova lei da reorganização administrativa vão avançar com providências cautelares para travarem a proposta do governo.

Recorde-se que o Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou esta semana   a lei sobre a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias.

No concelho de Elvas, a proposta visa a agregação da freguesia da Terrugem à de Vila Boim e Barbacena com Vila Fernando. Joaquim Nuno Santos, presidente da Junta de Freguesia da Terrugem, contesta a lei e refere que “a junta de freguesia vai fazer de tudo para tentar adiar este problema”.

Também Carlos Nascimento, presidente da Junta de Freguesia de Vila Boim, assegura que irá defender “até à última possibilidade a localidade”.

Hugo Tiago, presidente da junta de freguesia de Barbacena , refere que vê com “descontentamento o facto da lei ter sido promulgada pelo Presidente da República”.

Maria Teresa Galego, presidente da junta de freguesia de Vila Fernando, refere que “a sua localidade não vai avançar com uma providência cautelar pois as mesmas estão a ser recusadas pelo tribunais”. A população “lamenta a decisão” mas não há mais nada a fazer.

No concelho de Elvas, das 11 freguesias existentes passarão a existir apenas sete, uma vez que, além das duas alterações rurais, também nas urbanas vai haver agregações: a freguesia de Caia e São Pedro junta-se à freguesia de Alcáçova, enquanto a freguesia Assunção com a freguesia da Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.