Quatro dos 47 municipios alentejanos aprovaram propostas de fusão, agregação ou extinção de freguesias, enquadradas na reorganização administrativa do território. São eles os municípios de Elvas, Vila Viçosa, Odemira e Almodôvar.
No municipio elvense as alterações passam pela fusão de duas das quatro freguesias da cidade, a freguesia de Caia e São Pedro junta-se á freguesia de Alcáçova e a freguesia Assunção com a freguesia da Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, segundo Nuno Mocinha, vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas. O vice-presidente refere ainda que a posição da autarquia vai de encontro aos interesses dos municipes garantindo que os funcionários e serviços vão manter-se.
As juntas de freguesia de São Bartolomeu e Conceição, em Vila Viçosa, Distrito de Évora, vão juntar-se numa só. Uma medida que é justificada pela falta de habitantes da freguesia de São Bartolomeu, segundo Luis Caldeirinha Roma, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa. Esta agregação vai permitir um acréscimo de 15% na dotação da nova freguesia.
No caso do municipio de Almodôvar a proposta passa pela agregação de duas freguesias segundo João Palma, vice presidente da autaqruia local. Também o executivo camarário de Almodôvar garante a continuação dos serviços nas freguesias que forem agregadas.
Em Odemira, o concelho deverá passar de 17 para 13 freguesias, através da agregação de nove freguesias, que darão origem a quatro. A Rádio Campo Maior tentou contactar o presidente da Câmara Municipal de Odemira, mas até ao momento não foi possivel.