Romaria a cavalo parte da Moita com rumo a Viana do Alentejo

RomariaACavalo2015Centenas de romeiros de vários pontos do país partiram hoje da Moita, pelas 9 horas, em direção a Viana do Alentejo, onde chegam sábado dia 25, naquela que é a 15ª edição da Romaria a Cavalo e que tem como padrinho o ator João Catarré.

A viagem de 150 quilómetros por caminhos de terra batida tem início junto à Igreja de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, na Moita, e termina no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, em Viana do Alentejo.

A cavalo ou de charrete são, cada vez mais, as pessoas que se juntam, de ano para ano, para participar na Romaria, algumas provenientes do estrangeiro.

A Romaria veio retomar uma tradição antiga, quando os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires para benzer os animais e pedir boas colheitas. No entanto, e apesar do carater religioso, nos dias de hoje, a romaria assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os vários participantes.

Para receber os visitantes que se deslocam a Viana do Alentejo durante o fim de semana, a autarquia local preparou um programa cultural para sábado, antes da chegada da romaria, com animação em pontos específicos da vila: Charanga da SUA, no Largo 25 de abril, Grupo Seara Nova, na Praça da República e a atuação de “Os Alentejanos” de Serpa, no Largo de S. Luís.

À noite, na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário, a partir das 20.30 horas, sobem ao palco os grupos corais Etnográfico de Viana do Alentejo e “Velha Guarda” de Viana do Alentejo. Para as 22 horas, no picadeiro instalado junto à Tenda Tradições, pela primeira vez na romaria está agendado um espetáculo equestre “Equestrian Emotions”, que será apresentado pelo Centro Hípico da Herdade da Mata. Uma hora depois, terá lugar um espetáculo de sevilhanas com a Classe de Dança da AEVA, seguido do espetáculo musical com o Grupo “Real Aliança Velha”.

No dia 26, domingo, a partir das 12.30 horas, no mesmo espaço haverá “Spanish Soul”, cante alentejano e a apresentação pela Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo do espetáculo “La Inspiración”.

Em termos religiosos o destaque vai para a procissão em honra de N.ª Sr.ª D’Aires pelas ruas da vila, no dia 25, pelas 21 horas, e para a procissão e missa campal no Santuário, no dia 26, a partir das 10 horas.

De salientar que Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelas Câmaras da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo.