José Calixto: Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz é fundamental para o concelho

regadioQuatro novos projetos de regadio foram aprovados pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, no valor de 50 milhões de euros e integrados no Programa Nacional de Regadios.

O circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e o respetivo bloco de rega, que integrará o perímetro do Alqueva, é um desses projetos. José Calixto, presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, considera que este “é um projeto fundamental e estruturante para o futuro do concelho, que vem criar condições de produtividade e criação de oportunidades das culturas agrícolas, que podem diversificar a promoção do território, mesmo em concelhos limítrofes”.

Esta é uma infraestrutura fundamental para que, “no concelho de Redondo possa ter outras condições na Barragem da Vigia, uma vez que haverá condutas até essa barragem para injetar outros caudais, para que, em termos hidráulicos, seja criada viabilidade para uma barragem que tem estado com as suas reservas completamente esgotadas”.

Este projeto, para José Calixto torna-se importante também pelo “futuro da agricultura”, assumindo preocupações “com as alterações climáticas e da quantidade de água disponível para a agricultura, existindo muitas culturas dependentes dessa água”.

O Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e o respetivo bloco de rega, que integrará o perímetro do Alqueva, é um de quatro projetos de regadio aprovados pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, no valor de 50 milhões de euros.