Projeto GUARDIÕES apresenta propostas de combate às alterações climáticas

O Projeto GUARDIÕES reuniu, na passada semana, com vários municípios da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que representa os concelhos de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, para dar a conhecer um conjunto de 15 propostas ambientais, cujo objetivo é prevenir e combater o agravamento das alterações climáticas na região do Alentejo.

No encontro, estiveram presentes os vereadores e técnicos dos municípios de Alter do Chão, Fronteira, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel, bem como o secretário executivo e o técnico da CIMAA, Carlos Nogueiro e Brian Campos, respetivamente. Em representação do Projeto GUARDIÕES, Jorge Martins, gestor do GUARDIÕES, João Diogo Carlos e Cátia Sousa, da equipa de Ambiente, apresentaram um portefólio de 15 ideias, prontas a implementar, cujo objetivo é contribuir para minimizar os impactes das alterações climáticas no Alentejo.

Cátia Sousa, engenheira do Ambiente e consultora do GUARDIÕES, afirma que “Os projetos apresentados tem como objetivo sensibilizar e envolver os diferentes stakeholders em iniciativas concretas de preservação ambiental. Queremos também incentivar a cooperação, a mobilização e a participação dos cidadãos e das comunidades nestas ações a implementar em prol do clima e do ambiente”.

As propostas apresentadas pela equipa do GUARDIÕES abrangem diversas áreas de atuação, incluindo a Agricultura e Florestas, Biodiversidade e Paisagem, Mobilidade Sustentável, Recursos Hídricos, Qualidade do Ar, Resíduos, entre outras. Encontram-se já outras 26 ideias definidas e em desenvolvimento, com o intuito de ajudar a melhorar o desempenho ambiental do Alentejo e intensificar a capacidade de resposta da região face às múltiplas ameaças, como as inundações e secas.

Depois de ter apresentado o seu portefólio de programas ambientais às quatro Comunidades Intermunicipais do Alentejo – CIMBAL, CIMAL, CIMAA e CIMAC -, o projeto GUARDIÕES realiza agora uma segunda fase de  encontros, desta vez com vereadores e/ou técnicos dos municípios, para dar continuidade à divulgação das suas propostas junto dos decisores dos municípios alentejanos, uma das regiões mais afetadas pelas mudanças climáticas e que mais necessita da implementação de uma estratégia de sustentabilidade e enriquecimento do território.

Sobre o Projeto GUARDIÕES

O Projeto GUARDIÕES tem como objetivo sensibilizar e informar a sociedade civil sobre o problema das alterações climáticas, gerando conteúdos e ações que causem impacto junto da população. Simultaneamente, o GUARDIÕES procura apresentar soluções que possam fazer da região do Alentejo um exemplo de descarbonização e transição para uma economia mais circular e sustentável. O GUARDIÕES resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico De Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC), sendo financiado pelo Programa Alentejo 2020.