Orquestra de Acordeão Mestre de Avis vence Concurso Internacional de Acordeão

A Orquestra de Acordeão Mestre de Avis, da Escola de Música do Município de Avis, participou este fim-de-semana no 26.º Troféu Nacional e no 7.º Concurso Internacional de Acordeão, que se realizaram em Alcobaça, tendo-se sagrado vencedora de ambas as iniciativas.

Além dos prémios coletivos, alguns elementos da orquestra conquistaram também prémios individuais: no prémio Vitorino Matono, Mafalda Prates ficou em 1.º lugar e Afonso Borbinhas em 2.º lugar; na categoria Livre Solista Varieté, Afonso Borbinhas ficou em 3.º lugar e na categoria Júnior Varieté, Mafalda Prates ficou em 2.º lugar.

Os prémios conquistados refletem o trabalho desenvolvido desde 2018 pelos alunos da classe de acordeão da Escola de Música do Município de Avis, sob a orientação do professor Carlos Poeiras.

Projeto da autarquia que remonta à década de 1980, a Escola de Música do Município de Avis teve alguns anos de interregno e foi reativada em 2013. Com centenas de alunos que já passaram por esta escola, além da classe de acordeão, a Escola de Música disponibiliza também o ensino gratuito de baixo, bateria, guitarra, piano e canto, a alunos a partir dos 6 anos de idade, tendo com objetivos proporcionar aos munícipes de todas as idades o acesso gratuito a uma atividade de caráter cultural e formativo que, simultaneamente, promove o convívio entre gerações e a preservação do património cultural local.